Áreas de Observação

APA - Fernão Dias

A Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias foi criada pelo Decreto nº 38.925 de julho de 1997 e possui 180.073 hectares compreendidos entre os paralelos 22º30'13“ e 22º56'89” latitude sul e os meridianos 45º31'24“ e 46º31'24” longitude oeste de Greenwich (Figura 2.01). Tem como objetivo básico a proteção e preservação das formações florestais remanescentes da Mata Atlântica e fauna silvestre, disciplinando o uso e incentivando o ecodesenvolvimento regional.

Estende-se por oito municípios na região Sul de Minas Gerais, a saber: Toledo, Extrema, Camanducaia, Itapeva, Sapucaí-Mirim, Gonçalves, Paraisópolis e Brasópolis, sendo estes dois últimos envolvidos apenas parcialmente.

Está inserida no Bioma Mata Atlântica onde encontramos a presença das seguintes formações vegetais: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Semidecidual, Campos de Altitude e Vegetação sobre Afloramento Rochoso.

Duas bacias hidrográficas compõem a APA: a do Rio Jaguari, cujos principais afluentes são o Rio Camanducaia e os córregos Campestre, Alto de Cima, das Posses e do Cadete e a bacia do Rio Sapucaí que tem como principais afluentes o Rio Sapucaí-Mirim e o Rio Vargem Grande.

A APA Fernão Dias possui uma grande variedade da avifauna, onde destacam-se: Uru, jacuaçu, gavião-pega-macaco, cuiú-cuiú, papagaio-do-peito-roxo, sabiá-cica, pica-pau-rei, choquinha-da-serra, canário-da-tera verdadeiro, quete e o pixoxó.

História

Sua criação e implantação decorreram do processo de licenciamento ambiental do Projeto de Duplicação da Rodovia Fernão Dias (BR-381), uma vez que foram realizados vários estudos para avaliar o impacto ambiental que a referida duplicação iria ocasionar. Inúmeras foram as avaliações e relatórios elaborados, quando também se avaliou a potencialidade para a criação e implantação da APA; estando incluídas nela as regiões das bacias hidrográficas dos rios Jaguari e Sapucaí Mirim, em Minas Gerais.

A instituição gestora da APA - Fernão Dias é o Instituto Estadual de Florestas - MG

Infra-estrutura

Como Chegar

O acesso terrestre, a partir da capital mineira e paulista se dá pela BR-381, que cruza os Estados no eixo norte-sul.

Onde ficar

A sede da APA se localiza na cidade mineira de Camanducaia. O espaço é amplo, possuindo escritório, auditório e equipamentos. Não existe centro de visitantes nem hospedagem, porém cada município possui sua própria estrutura para receber os visitantes.

Visitação

A sede da APA - Fernão Dias está situada à Rua Maria Aparecida Vargas, nº 100, Centro - Camanducaia CEP 37650-000

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/gestao/1692-plano-de-manejo-apa-fernao-dias

http://www.mosaicomantiqueira.org.br/site/um-passeio-pela-apa-fernao-dias/